2.2 - Financeiro 2

                                    Movimento de Caixa

É feito diariamente em todas as empresas qualquer seja seu porte; além de ser obrigatório por lei, é de extrema importância para o controle de valores da empresa, pois serve para registrar a saída de dinheiro através de pagamentos de despesas, e a entrada de dinheiro através de vendas diretas e recebimento de duplicatas em carteira.

A empresa deve efetuar seus lançamentos em duas vias do livro, sendo que, a primeira via será utilizada para lançamentos contábeis, e a segunda fica na empresa arquivada, juntamente com os comprovantes por tempo determinado de 5 anos





                                           Contas a Pagar

Ao efetuar uma compra de mercadoria a prazo será gerada uma conta a pagar que aumentará o saldo do estoque, em contrapartida aumentara a obrigação da empresa. O motivo de existir o contas a pagar é quando a empresa faz compras e vende estes produtos.

O controle de contas ocorrerá no momento em que a empresa efetuar compras de mercadorias a prazo.

Regras para o controle de contas a pagar

Basicamente, é o processo que uma empresa executa visando produzir e vender bens e serviços, por conseqüência, obter lucro, tem inicio no momento da encomenda de um produto ou na contratação de um serviço e termina quando do pagamento correspondente.

Contratação: é a emissão de um pedido de compra ou de um contrato, quando formaliza a compra.

Efetivação: corresponde ao momento em que o fornecedor entrega o produto ou serviço

Validação: é o momento em que o setor de recebimento de materiais ou a área de que se utilizou do serviço prestado confirma que se efetivou de acordo com as condições contratadas.

Processamento de Contas a Pagar: é a confrontação dos dados do documento de contratação (pedido) com as informações do documento de efetivação (nota Fiscal).

Pagamento: é quando o departamento financeiro ou tesouraria efetua o pagamento.
                     


Ficha de Controle Contas a Pagar

Toda compra efetivada a prazo gera uma serie de obrigações com valores e data de vencimentos.





                                      Contas a Receber


Toda de venda a prazo realizado por uma empresa gera o direito de recebimento. Este direito será concretizado quando ambas as partes concordarem com o valor, serviço ou produto e vencimento.

Cobrança Bancaria: existira cobrança bancaria quando a empresa possuir conta bancaria.

Cobrança em Carteira: esta modalidade não envolve banco, deverá ser paga diretamente a empresa.

Ficha de Controle: o controle de contas a receber será utilizado para registrar as vendas a prazo. Cada venda registrada aumentará o saldo de recursos a receber, em contrapartida diminuirá o saldo do estoque.






                                            Fluxo de Caixa

È um relatório que tem por objetivo e finalidade apoiar a gerência financeira da empresa especialmente no planejamento de curto prazo.

Nas atividades empresariais, o planejamento financeiro é fundamental na medida em que possibilita a adequada aplicação dos recursos em situações em que há excedente de caixa, como também, a programação de captação de recursos em caso de insuficiência de caixa.

Tipos de fluxos de caixa
 
Fluxo Histórico:          é importante na análise de tendências e pode servir de base para planejamentos dos fluxos futuros.

Fluxo Projetado:         é a planificação das entradas e saídas futuras de dinheiro, ela possibilita o planejamento das atividades operacionais e investimentos futuros ao mesmo tempo em que permite captar recursos, quando necessários, a custos de sustentáveis pela entidade.